domingo, 6 de outubro de 2013

Na Escola General João Borges Fortes - São Leopoldo

Visitei os alunos da professora Cândida Selau no dia 05 de outubro. Eles farão a leitura do livro Por trás das cortinas. A Cândida é minha colega de curso na Unisinos. Ela decidiu usar esse livro como leitura no seu projeto de estágio. Fiquei muito feliz com a notícia e mais ainda ao conhecer os alunos maravilhosos que ela encontrou para sua prática de ensino.



Em Veranópolis

Dias 30 de setembro e 01 de outubro, participei da 21ª Feira do livro de Veranópolis. Visitei oito escolas da cidade, a Raquel, da Secretaria de Educação, foi minha guia, e pude conversar com diferentes públicos sobre literatura: Essa grande porta da imaginação que nos leva para lugares inimagináveis! Conheci a secretária Elis Regina (Só pelo nome já gostei dela, mas gostei ainda por perceber que ela é uma querida);  vi o trabalho tão criativo e incansável do Roger Castro; reencontrei autores caros para mim: Rosane Castro e Tabajara Ruas. Foram dias inesquecíveis.

21ª Feira do Livro e 4º Festival de Arte Mágica de Veranópolis

A Programação completa pode ser acessada no link:
http://www.veranopolis.rs.gov.br/prefeituraweb/noticias/21a-feira-do-livro-e-4o-festival-de-arte-magica-de-veranopolis/3447/

Confira algumas fotos:
















Colégio Marista Ipanema

Um momento único: A primeira vez que fui patrono de uma Feira do Livro. Aconteceu no Colégio Marista Ipanema, no dia 26 de setembro, e teve como tema: Juventude que promove a leitura. Estive na abertura do evento e conversei com alunos que farão a leitura do Livro Por trás das cortinas. Foi um daqueles dias para não esquecer!


Confira a programação completa da feira em:

Sinodal de Portão

Dia 25 de setembro o encontro foi no Sinodal de Portão. Uma turma muito legal leu o livro Por trás das cortinas. Depois do bate-papo, pude conhecer os trabalhos que a turma fez. a professora Andressa tem aquela magia que cativa alunos e autores para a vida toda!




Colégio Santa Teresinha - Taquara

Dia 24 de setembro, conheci os leitores do livro Por trás das cortinas do Santa Teresinha de Taquara. Foi um privilégio encontrar alunos tão envolvidos com a literatura e professores tão atenciosos, sem contar o carisma e a simpatia da diretora Ir. Laura.

Ao pé do ouvido - Gravataí

No dia 13 de setembro, participei do II Encontro de contadores de Histórias no Sesc de Gravataí. Foi muito bacana compartilhar experiências com pessoas tão envolvidas nessa arte. Obrigado Rosane Castro por proporcionar momentos inesquecíveis para tanta gente!

Marista Assunção

Pude conversar com os alunos do Marista Assunção, no dia 30 de agosto. Além disso, conheci a Michelle Pires, bibliotecária da escola. Muito bom encontrar pessoas que estão realmente preocupadas com a magia e o encantamento pela leitura!

No Sinodal de São Leopoldo

Foi realmente um grande prazer fazer parte da história da 1ª Feira do Livro do Sinodal São Leopoldo, nos dias 28 e 29 de agosto, e ter o livro Por trás das cortinas como leitura entre os estudantes. A Escola está de parabéns pelo incentivo à leitura em sua comunidade escolar!

Colégio Imaculada Conceição - Dois Irmãos

Dia 22 de agosto, conversei com os alunos do Colégio Imaculada Conceição de Dois Irmãos. Os leitores se esmeraram nos trabalhos e nas apresentações. Teve até uma paródia da música Show das poderosas, da cantora Anitta, com direito a coreografia.




Além disso, quem trabalhou com os alunos do Ensino Médio foi o autor Luis Augusto Fischer. Sou fã dele. Nesse dia conversamos muito sobre literatura e uma de nossas paixões: A obra de Simões Lopes Neto. Recebi de presente, com direito a autógrafo, a obra inédita desse grande autor gaúcho, revisada e comentada pelo Fischer. Um luxo!



Escola Estadual Borges de Medeiros - Cachoeira do Sul

Dia 22 de agosto de 2013, estive na Escola Borges de Medeiros em Cachoeira do Sul. O tempo estava fechado, com uma chuva torrencial: O ambiente propício para falar de histórias de terror! Encontrar pessoas, como o Pedro Paulo Graczcki, tão preocupadas com a literatura também foi importante. Um dia para ficar na memória!

Colégio La Salle Santo Antônio - Porto Alegre

Dia 20 de agosto, conversei com alunos do Colégio La Salle Santo Antônio que leram o livro 7 histórias de gelar o sangue. Foi um experiência especial encontrar a primeira turma que adotou o livro. E é uma grande responsabilidade, eles são alunos do professor Juares Souza que é exigente em tudo que faz. Receber o carinho e o sorriso da Gi Rodrigues, uma bibliotecária completamente envolvida com a literatura, não tem preço!

Veja as fotos do evento no link abaixo:

Escola Presidente Kennedy - Cachoeirinha

Depois de sair do São Mateus, foi a vez de conhecer os leitores da Escola Presidente Kennedy, também em Cachoeirinha. Um belo grupo que prova que na rede pública também é possível realizar um trabalho de qualidade!

Colégio Ulbra São Mateus - Cachoeirinha

Dia 06 de agosto de 2013, estive no Colégio São Mateus para conversar com os leitores do livro Por trás das cortinas e fiquei muito surpreso. Os alunos realizaram trabalhos muito bacanas; construíram baús com material reciclável e neles colocaram as suas lembranças mais queridas. Além disso, eles estavam afiados nas perguntas. Foi um dia memorável. Cristiane Franco, obrigado por me proporcionar esse momento tão rico.