Biografia

Nasci no dia 13 de julho de 1976 em Tupanciretã, município localizado no centro-oeste do RS.

                                    File:RioGrandedoSul Municip Tupancireta.svg


Meus pais, Altino e Maria Schimeneck, tiveram sete rebentos, três meninas e quatro meninos. Sou o terceiro filho.
Aos seis anos, 1983, iniciei minha vida de estudante na Escola Municipal de 1º Grau incompleto Tupanciretã. Naquela época, havia o pátio feminino e o masculino e os recreios eram separados, algo inimaginável em nossos dias. Também não tínhamos biblioteca no colégio. Nos dias em que chovia e não podíamos sair da sala, a professora trazia uma caixa de livros para lermos durante o intervalo. Por essa razão, até a quarta série minha taxa de leitura foi zero. Hoje, o prédio já não é o mesmo, pois o antigo pegou fogo, o nome também passou por alterações: Escola Estadual de Ensino Fundamental Tupanciretã.

                          


Em 1987, fui transferido para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Silveira, onde cursei da quinta à oitava séries.

                                    [Fot+esc+p+cruz+alta+059.jpg]

Foi nesta escola que descobri um grande tesouro: a literatura. Esqueci de contar que em casa não tínhamos livros. Por motivos óbvios, meus pais estavam mais preocupados em alimentar e vestir eu e meus irmãos. Livro era um artigo de luxo e, por isso mesmo, a aquisição de algum exemplar estava fora de questão. No entanto, logo no início do ano, entrei naquela sala cheia de obras literárias e conheci a professora Maria Isabel Pandolfo Flores. Essa mulher mudou a minha vida. Naquele dia, levei para casa: Vivi Pimenta salva a árvore, do Ganymedes José. Acho que li o livro em umas duas horas. No outro dia, o devolvi e iniciei uma saga: ler descontroladamente. Todo tempo que tinha livre, inclusive o turno inverso, passava na biblioteca. Me tornei voluntário. A Maria Isabel começou a me dar livros de presente e a minha biblioteca particular começou a surgir.

Em 1991, inicie o 2º grau, hoje Ensino Médio, no Mãe de Deus.

                           
Fonte: http://www.panoramio.com/photo/2923394

Em busca de uma colocação no mundo do trabalho, optei por cursar Contabilidade à noite. Na época, então com 13 anos, trabalhei informalmente na construção civil, com meu cunhado e com meus tios, em mercados, lojas. Até que, em 1993, vivi uma experiência muito bacana: fui admitido em uma Instituição que assistia menores carentes: a ACIMEC.

Como o 2º grau estava chegando ao final, foi necessário pensar no que fazer quando o curso acabasse. Ainda no 1º ano, uma amiga convidou-me para participar de um grupo de jovens que encontrava-se na comunidade São José, a igreja mais próxima de minha casa.

                               

Fazer parte do grupo definiu muitas escolhas que acabei fazendo na vida. Minha família não frequentava nenhuma igreja. Acabei me envolvendo bastante com as atividades da paróquia. Um dia, veio para a minha cidade um padre chamado Arioli e uma jovem freira chamada Adelaide. Esses dois tinham ideias bem diferentes, baseadas na Teologia da Libertação, um movimento dentro da Igreja Católica que surgiu na América Latina e tinha como pano de fundo a mudança social a partir dos mais pobres. Criamos um grupo na cidade baseado nas CEB'S (Comunidades Eclesiais de Base) e começamos a nos encontrar e fazer estudos em torno da Bíblia e outras publicações do gênero.
A partir da experiência nas CEB'S, decidi ir para o Seminário Diocesano de Santa Maria, em 1994, onde cursei três semestres de Filosofia no Colégio Máximo Palotino.

                         

Em 1997, mudei-me para Santa Cruz do Sul. Fiquei dois anos no Instituto Fraternidade Apostólica da Palavra (IFAP). Nessa comunidade religiosa, estudei mais dois semestres de Filosofia e quatro de Teologia.

                          

Em abril de 1999, decidi sair definitivamente da vida eclesiástica e viver em Porto Alegre. Em 2000, comecei a trabalhar no Colégio Marista Rosário.

                  

Desenvolvi minhas atividades nessa escola até o ano de 2011. Como auxiliar de biblioteca, pude entrar em contato mais profundo com livros, com projetos literários, com a organização de feiras do livro, com editores, livreiros, autores e ilustradores. Além do trabalho na biblioteca, fiz um ano de História na FAPA (Faculdade Porto Alegrense) e dois anos de Filosofia na UFRGS. Em 2010, ingressei na UNISINOS (Universidade do Vale dos Sinos) e, em 2014, terminei o curso de Licenciatura em Letras - Português.

Conviver com os livros durante tanto tempo, fez com que decidisse trabalhar mais diretamente com eles. Em 2011, associei-me ao Eliandro Rocha, hoje também escritor, e juntos fundamos uma empresa voltada ao fomento à leitura e formação de leitores: a Ama Livros Distribuidora www.amalivros.com
                                               Ama Livros

Ao terminar o curso de Letras, realizei meu trabalho de conclusão tendo como objeto minha atividade como escritor no ano de 2013 e como título: A formação de leitores em encontros de autor presente. 
A apresentação pode ser conferida em: http://slideplayer.com.br/slide/2766171/#

Sobre minhas publicações, acesse: http://antonioschimeneck.blogspot.com.br/p/amaro.html







18 comentários:

  1. MEU NOME É ANDRIELY, TENHO 9 ANOS E ESTUDO NA ESCOLA EDVINO BERVIAN EM MORRO REUTER. GOSTEI DO LIVRO AMARO E GOSTO DE LER OS SEUS LIVROS. ESTAMOS TE ESPERANDO NO CHÁ LITERÁRIO DIA 21 DE MAIO DE 2016.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do livro 7 Histórias de Gelar o Sangue.De noite eu pego a lanterna e ilumino no livro e eu começo a ler e eu me arrepio. Meu nome é Samanta, eu tenho 9 anos, moro em Morro Reuter eu estudo na Escola Edvino Bervian. Estamos te esperando no dia 21 de maio de 2016 no Chá Literário.

    ResponderExcluir
  3. Oi Antonio,o meu nome é Juan, tenho 9 anos, estudo na escola Edvino Bervian,eu gostei do livro Amaro. Até o Chá Literário!

    ResponderExcluir
  4. Oi AntÔnio, eu sou a Jenifer Outerio da Escola Edvino Bervian, Morro Reuter, tenho 11 anos. Eu gostei do livro 7 história de gelar o sangue, é munto legal a história da simpatia. Espero você lá no nosso Chá Literário. Abraço da Jenifer.

    ResponderExcluir
  5. Oi Antônio,sou a Geovana Klaus, tenho 10 anos, estudo na Escola Edvino Bervian, gostei muito do seu livro 7 histórias de gelar o sangue. Dentro dele gostei da história a simpatia e das outras também. Estou terminando de ler e já vi que é muito bom. Espero você no nosso Chá Literário. Beijos da Geovana.

    ResponderExcluir
  6. Oi,meu nome é Davi, eu tenho 10 anos, estudo na Escola Edvino Bervian.Eu gosto do seu livro amaro.Te espero no chá literário.

    ResponderExcluir
  7. Oi, meu nome é Erick, eu tenho 11 anos, estudo na Escola Edvino Bervian. Eu ouvi falar dos teus livros e eu gostei do livro Amaro. Te espero no Chá Literário. Estamos preparando uma surpresa para vocẽ.

    ResponderExcluir
  8. OI ANTÔNIO! EU SOU ALUNA DA ESCOLA PROFESSOR EDVINO BERVIAN. MEU NOME É VANESSA. SEUS LIVROS SÃO BEM LEGAIS PRA GENTE LER. A GENTE LÊ, CONTA HISTÓRIAS, VÊ AS FIGURAS... VENHA PARA O NOSSO CHÁ LITERÁRIO. VOCÊ VAI ENCONTRAR LIVROS, MÚSICA E MUITA ALEGRIA! BEIJOS, VANESSA.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Sou professora de informática educativa da Escola Municipal Professor Edvino Bevian. Os alunos do 4º e 5º ano pesquisaram sobre sua biografia e seus livros, deixaram vários recados e aguardam um retorno. Estamos preparando várias surpresas especiais para o nosso evento Chá Literário, que acontecera dia 21/05/2016 e você será o grande homenageado. Um abraço, Professora Maria Bianca

    ResponderExcluir
  10. Oi, meu nome é Erick, eu tenho 11 anos, estudo na Escola Edvino Bervian. Eu ouvi falar dos teus livros e eu gostei do livro Amaro. Te espero no Chá Literário. Estamos preparando uma surpresa para vocẽ.

    ResponderExcluir
  11. Oi, meu nome é Henrique, eu tenho 10 anos, estudo na Escola Professor Edvino Bervian e eu gostei muito dos seus livros porque são muito legais. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi, meu nome é William, eu tenho 10 anos, eu sou da Escola Professor Edvino Bervian. Eu gostei muito do teu livro Por trás das cortinas. Abraço de William.

    ResponderExcluir
  13. Oi, meu nome é William, eu tenho 10 anos, eu sou da Escola Professor Edvino Bervian. Eu gostei muito do teu livro Por trás das cortinas. Abraço de William.

    ResponderExcluir
  14. Oi, meu nome é Márcio, tenho 10 anos, estudo na Escola Professor Edvino Bervian. Eu e meus colegas estamos estudando sobre o livro Amaro e eu gostei muito desse livro. Continua escrevendo livros porque eu gosto muito dos teus livros.Abraços. Até o Chá Literário.

    ResponderExcluir
  15. OI ANTÔNIO, EU SOU A EMANUELLE,TENHO 10 ANOS, ESTUDO NA ESCOLA PROFESSOR EDVINO BERVIAN, GOSTEI MUITO DO SEU LIVRO 7 HISTÓRIAS DE GELAR O SANGUE. TE ESPERO NO NOSSO CHÁ LITERÁRIO. ESTAMOS ESTUDANDO MUITO SOBRE SEU LIVRO AMARO E GOSTAMOS MUITO. BEIJOS DA EMANUELE.:)

    ResponderExcluir
  16. Oi Antônio, eu sou a Karol,tenho 13 anos, estudo na Escola Professor Edvino Bervian, gostei muito do seu livro Por Trás das Cortinas. Estamos estudando sobre seu livro Amaro e gostamos muito. Te espero lá no Chá Literário. Beijos da Karol.:)

    ResponderExcluir
  17. Olá Antônio Schimeneck, somos alunos do 2º ano da Escola Edvino Bervian de Morro Reuter e adoramos os seus livros e te esperamos no Chá literário dia 21 de maio. Um abraço da turma do 2º ano, profe Bianca e profe Jóice.

    ResponderExcluir
  18. Olá Antônio. Sou a professora Cristiane Weidle e trabalho na biblioteca da EMEF Adolfina Diefenthäler em Novo Hamburgo. Estamos organizando nossa semana literária para outubro e uma pessoa nos indicou você. Gostaria de saber como funciona para que venhas conversar com nossos alunos, quais os procedimentos, etc. Ainda não conheço seus livros mas a pessoa que o indicou disse que você é fantástico! Por favor, aguardo seu contato. Pode ser pelo email criswnh@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir